quinta-feira, 28 de maio de 2009

Calma, Barry... calma.

"Soprei Alguns anéis de fumaça enquanto me lembrava daqueles tempos. A grana havia ajudado, bem como a bebida; talvez um pouco de pó quando se podia pagar. Sem heroína, entretanto; Micky, meu potencial iniciador, estava ansioso demais para que eu experimentasse. Ele garantiu que poderia fazer isso de olhos fechados, mas tremia como um motor defeituoso quando disse isso."

Esse parágrafo, que poderia ter saído de um romance do Irvine Welsh, mais sincero que qualquer conto de bukowski e mais sólido do que as elucubrações sem destino dos Beats se passa no Havaí, no final dos anos 70, se não me engano. É a escrita romanceada da auto-biografia de um jovem negro nascido em Honolulu no dia 04 de agosto de 1961, e publicada em 1995. 14 anos depois esse jovem se tornou o 44o presidente dos Estados Unidos.

A Origem dos Meus Sonhos (Dreams from my Father: a story of race and inheritance) é a auto biografia prematura de Barack Obama, escrita aos 33 anos de idade ao se tornar presidente do Harvard Law Review, publicação especializada em direito da universidade de Harvard. Estou na metade do livro e sinto que tivemos sorte. A chegada desse homem ao poder só poderia ser possível depois do espetáculo de escrotice que se viveu durante 8 anos da gestão Bush, certamente.

Não sei se ele vai ter muito o que fazer no poder daquela nação doente e recheada de imbecis e não sou de nutrir esperanças em políticos, mas a história de vida de Obama é, em um único adjetivo - Singular. Um moleque que cresceu na indonésia numa casa pequena com 2 crocodilos, e um chimpanzé chamado Tata, tendo lições de boxe com um padrasto nativo imerso na realidade social de Jacarta, (em um episódio tendo que esconder a geladeira da família nos fundos para enganar os fiscais da receita) certamente não é "mais do mesmo" na presidência americana.

Tenho um pouco de pena dele e não vejo a hora de ler a próxima biografia, quando ele vai nos contar da dor que está passando nesse momento, sentado no centro do ninho de cobras.

Minha simpatia por ele só cresce, agora que descobri que nasceu no mesmo dia que eu e conheço um pouco do que gerou a firmeza desse cara que acompanhei subir tanto nos últimos 2 anos, sempre marcado por duas qualidades – dignidade e classe.

Boa sorte camarada, não espero muito de você como presidente do barco furado, mas você têm algo que político algum já teve na mesma escala que o senhor. Culhão! Opa, não, quer dizer... Respeito.

Nenhum comentário: