segunda-feira, 29 de novembro de 2010

brincadeirinha que eu fiz recentemente.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Robert Meganck




Robert Meganck é um coroa rock n` roll. Suas ilustrações são potentes. Esse cara entende de cor como poucos e desenha com olhos de designer. Muitas histórias rodeiam a figura engraçada, barulhenta e gesticulante de Meganck. É a pessoa mais fielmente colada em seu sketchbook que eu já ví - desenha enquanto dirige, com o sketchbook no colo e tem um coldre para caneta no seu cinto. Não é incomum ve-lo parar no meio de uma frase, sacar a caneta, rabiscar alguma coisa e voltar a falar.









Apaixonado por música, principalmente rock e blues, ganhou meu coração quando disse que Elvis era uma farsa e que devia ter sido ignorado - "fuck Elvis" nas palavras de Meganck. Foi ele que esclareceu pra mim o conceito de encubação passiva (que estamos começando a explorar no curso) e abriu uma porta infinita no meu processo criativo através da associação de palavras a imagens e vice versa.





Vale comentar que seu trabalho é todo digital e que ele já estava usando tablets quando eu tava chupando o dedo. Uma personalidade totalmente sem vaidades, purismos ou fru-frus, o que vale
é a idéia e a potência da execução. Talvez por isso ele não seja muito conhecido fora de Richmond e dos EUA. Mas ele não está reclamando, tem trabalho até perder de vista e um sítio afastado da cidade onde acorda na mesma hora que os pássaros e bota música o mais alto possível em seu jardim, sem nenhum vizinho pra lhe encher o saco.








Foi um honra ter estudado com esse cara, me pego pensando nas coisas que ele dizia e fazia com frequência e esperei ansiosamente que saisse o seu site novo pra colocar ele na pesquisa. O melhor exercício da illustration academy foi comandado por ele e o jeito que construiu sua vida é exemplo total pra mim.

dá um pulo no site dele http://www.meganck.com

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Rio Comicon

Não passei muito tempo na Comicon - mas deu pra dar um pulo lá no sábado e capturar alguns dos sorrisos da galera que lotava a estação leopoldina.













acorda pra cuspir camarada!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Desenho sem Rascunho em vídeo

Curso "Desenho sem Rascunho" do ilustrador Felipe Duarte from tabu on Vimeo.



Temos video galerinha! Esse é só o primeiro corte, ele vai emagrecer e ganhar umas fofuras, mas eu queria dividir isso com vocês.

Adicionei na lateral um link pro blog do curso também

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ganhei o livro Sketchbooks!


Glu glu, yeah yeah - ganhei o concurso do livro Sketchbooks promovido pela Tv Cultura. Esse livro é importante - é a primeira publicação nacional que traz atenção pro processo e desenvolvimento do artista e suas idéias. Quem tá envolvido no mundo da criação sabe que nossos portifólios, publicações em livros ou pequenas vitórias em concursos como esse são a pontinha de um grande iceberg que nasce nos anseios medos e sonhos de uma criança cercada de papéis, alí tem início uma linha que serpenteia vida a dentro, colhendo, catando e aprendendo com idéias, tropeços, experiências e aventuras sem fazer idéia onde vai dar. Esse livro é importante porque abre uma janela sobre o caminho e não o destino. Ou melhor, mostra que tudo, tudo é caminho. Que sorte e honra ter o desenho escolhido pelo Leo Gibran e que vontade de folear o livro.

O desenho que eu mandei é esse que ilustra o post. E você pode comprar seu livro aqui: http://www.sketchbooks.art.br/

terça-feira, 9 de novembro de 2010

É Cult? Come Fita!


Lembram disso em fase de rascunho? Tadinha, tava aqui largada, resolví finalizar.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Aquarela



Bom, dia, aquarela

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Suzanna Schlemm


Suzanna é uma artista brasileira e deve estar produzindo enquanto você lê esse post. Seu trabalho me chamou a atenção pelo extremo bom gosto, uso constante de silhueta como ferramenta das soluções, sempre fortes, simples e inteligentes. Qual foi minha decepção quando descobri que ela morava aqui perto e não nos esbarramos - mas bom, vamos ao que interessa.






Que coragem no figurativismo dela. Coragem delicada com observação sincera. O design e relação das formas é o carro chefe das decisões. Quem faz o curso Desenho Sem Rascunho vai perceber que ela usa muitas das coisas que falamos toda semana - O bom uso desses aspectos é suprasumo à qualquer aspecto da execução. Olha que desenho competente vem por baixo disso.






Os estudos de cor e uma visão clara das formas dominantes permitem a execução simples, solta e envolvente. Vendo as pinturas dela fica claro que a boa arte passa pela interpretação e pela ilusão - e não apenas reprodução. Existe um componente emocional e semiótico nas decisões tomadas - como não conversamos, não sei o quanto isso é proposital ou apenas instintivo. Mas pelo processo de trabalho de Suzanna dá pra ver que ela é uma artista treinada.






Essa ultima composição é brilhante - repara que o padrão na mesa repete no pano do fogão, o amarelo da janela dialoga com as mangas, um ponto de pura definição, que repete as cores das flores - uma imagem quente em que o jogo de verde e vermelho domina e com 3 pontos e linha de azul nos trazem perfeitamente para o centro de interesse. Suzanna, quero muito ver esse ao vivo.



e mais um, já que eu to aqui.