quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Suzanna Schlemm


Suzanna é uma artista brasileira e deve estar produzindo enquanto você lê esse post. Seu trabalho me chamou a atenção pelo extremo bom gosto, uso constante de silhueta como ferramenta das soluções, sempre fortes, simples e inteligentes. Qual foi minha decepção quando descobri que ela morava aqui perto e não nos esbarramos - mas bom, vamos ao que interessa.






Que coragem no figurativismo dela. Coragem delicada com observação sincera. O design e relação das formas é o carro chefe das decisões. Quem faz o curso Desenho Sem Rascunho vai perceber que ela usa muitas das coisas que falamos toda semana - O bom uso desses aspectos é suprasumo à qualquer aspecto da execução. Olha que desenho competente vem por baixo disso.






Os estudos de cor e uma visão clara das formas dominantes permitem a execução simples, solta e envolvente. Vendo as pinturas dela fica claro que a boa arte passa pela interpretação e pela ilusão - e não apenas reprodução. Existe um componente emocional e semiótico nas decisões tomadas - como não conversamos, não sei o quanto isso é proposital ou apenas instintivo. Mas pelo processo de trabalho de Suzanna dá pra ver que ela é uma artista treinada.






Essa ultima composição é brilhante - repara que o padrão na mesa repete no pano do fogão, o amarelo da janela dialoga com as mangas, um ponto de pura definição, que repete as cores das flores - uma imagem quente em que o jogo de verde e vermelho domina e com 3 pontos e linha de azul nos trazem perfeitamente para o centro de interesse. Suzanna, quero muito ver esse ao vivo.



e mais um, já que eu to aqui.

2 comentários:

Maria Helena disse...

Suzanna rules!

Lúcia disse...

Olá Felipe, a Suzanna é uma artista e tanto. O trabalho dela é maravilhoso.
Fui sua aluna até maio/2010 quando mudou para SP.
Excelente colaboração ao blog.
Abraços